A proliferação de aplicativos móveis atinge todos os setores, sejam apps
de redes sociais para o usuário comum ou com algum uso profissional
específico. A logística não está excluída deste contexto. Várias
aplicações podem ajudar na otimização e redução de tempo em processos
logísticos rotineiros.
As transportadoras já têm utilizado apps
para agilizar a comunicação com motoristas e clientes com envio e
recebimento de informações em tempo real. Os aplicativos também podem
gerar uma série de possibilidades para as operadoras, como:
- Atualização do status de entrega;
- Envio de fotos das entregas como algum tipo de não conformidade;
- Preenchimento de relatórios digitais;
- Troca de mensagens com a base operacional.
Além da agilização destes processos, os apps ainda podem eliminar
processos de entrada de informações que utilizam um intermediário entre o
motorista e a base de dados. Com a utilização de ferramentas digitais
móveis, ainda se evita gasto de dinheiro e tempo em processos que
utilizam papel.
A disponibilização desses dados
diretamente no sistema e a possibilidade de acessá-los a qualquer
momento (e de qualquer lugar) possibilita um controle maior das
operações da empresa, podendo acompanhar tempos de trajeto e paradas.
As tecnologias móveis também atendem as
necessidades da transportadora em trânsito no caso de algum imprevisto,
como material danificado, endereço errado, ausência de receptor da
encomenda ou confirmação. A possibilidade de registrar isso em tempo
real possibilita maior que a empresa busque soluções com mais
velocidade.
E a melhor parte é que esses aplicativos
utilizam tecnologias relativamente simples, que podem ser instaladas
nas operações de logística sem grandes investimentos. É uma oportunidade
para as empresas otimizarem seus sistemas e se destacarem no mercado.
0 comentários:
Postar um comentário