Uma grande parte da mídia confunde, ainda nos dias de hoje, a abrangência da logística empresarial, restringindo-a apenas às atividades de transporte.
Apesar da grande importância dos transportes, dentro do processo logístico; como ficou claro nos últimos dias com a greve dos caminhoneiros por todo o Brasil e os perigos da concentração desta atividade no processo modal rodoviário, não podemos permanecer indiferentes perante esta falácia.
ㅤDesde a sua concepção na aplicação militar, o escopo da logística envolve todos os processos de abastecimento nos bastidores do teatro das operações. Toda esta complexa operação não é diferente na realidade empresarial. Portanto, é fácil perceber que a mesma abrange tanto as atividades de suprimentos e de distribuição, quanto os processos de logística interna, seja em uma indústria, em um centro de distribuição ou no varejo – força motriz, responsável pela dinâmica das cadeias de abastecimento.
ㅤO alerta aqui é de que não podemos menosprezar a importância da logística interna nas organizações, por todo o mérito que está também detém. Basta observar que antes de embarcar uma mercadoria, qualquer empresa precisa processar informações, desenvolver fornecedores, acionar compras

ㅤTodas estas atividades são de vital importância e estão inclusas na logística empresarial, aliás, nas operações de transportes também. E estes sistemas são vitais para promover a viabilidade econômica e promover as vantagens

ㅤSem a gestão de suprimentos, também designada de logística Inbound, deixaríamos de prover os materiais requeridos à operação da empresa. Os processos da logística interna, por sua vez, são os responsáveis pela movimentação e armazenagem dos materiais (MAM) dentro da empresa. Sem essas atividades, não haveria o fluxo e, portanto, as transformações que agregam valor aos produtos. Onde a logística interna está comprometida, os custos podem até inviabilizar processos produtivos, deteriorando uma vantagem competitiva conquistada nos demais processos. Por fim, naturalmente, sem a distribuição física ou logística outbound, os produtos não seriam encaminhados para onde está a demanda, e assim a comercialização não seria concretizada.
ㅤDe maneira geral, podemos afirmar que sem uma logística integrada, interna e externamente, os fluxos seriam interrompidos, ocasionando rupturas no atendimento das demandas. A duras penas, aprendemos que é preciso sincronizar e harmonizar com sabedoria todos os elementos que compõem o processo logístico.
ㅤ
Afinal, ficou claro que logística não é apenas transporte.
Fonte: http://logisticamundial.sitepx.com/blog/logistica-nao-e-apenas-transporte1425668031.html#
Fonte 2 : http://www.altamira.com.br
0 comentários:
Postar um comentário