Like us on Facebook

sábado, 11 de abril de 2015

Guindastes aéreos: o uso de helicópteros como guindastes

Imagina só usar o helicóptero como guindaste para transportar os mais diversos tipos de cargas e para atender variadas demandas. Saiba que isto já é possível em nosso país, que tem um enorme potencial para o uso de transporte aéreo de alta capacidade de carregar toneladas e mais toneladas de cargas, assim como já acontece nos Estados Unidos e em vários países espalhados pelo mundo.
Vale citar que a primeira experiência do gênero no Brasil foi no decorrer de uma construção de um trecho do gasoduto Coari-Urucu, no estado do Amazonas, onde a alternativa facilitou a logística e dessa forma diminuiu o prazo de execução da obra. Como o acesso às frentes do trabalho era uma realidade somente através de balsas, os dutos e os equipamentos eram transportados na época da cheia. No entanto, necessitavam esperar a estiagem para que o local fosse liberado para a obra. Depois da instalação dos dutos, a frota usada precisava aguardar a próxima estação de cheias para ser retirada do lugar. Ou seja, o uso de helicópteros para esse objetivo simplificou e muito a operação e todo o trabalho, e ainda obteve uma relevante diminuição de custo.


Diversas outras aplicações podem ser viabilizadas com o uso de helicóptero como guindastes, como por exemplo, a substituição e manutenção dos queimadores em plataformas de petróleo off-shore, o combate a incêndios florestais, e também em operações de resgate em alto mar, além de diversas outras operações que foram facilitadas com esse tipo de transporte usado como guindaste.

Viabilidade de aplicação do uso de helicópteros como guindastes

A operadora e fabricante de helicópteros cargueiros Erickson Air-Crane, líder no ramo de locação de helicópteros nos Estados Unidos, visa novas oportunidades de negócio para a operadora de aeronaves norte-americana e para a venda de equipamentos a empresas com interesse na locação desse tipo de serviço. Saiba que por causa do alto custo para a mobilização e desmobilização do equipamento, o mais recomendado é desenvolver uma base de operação fixa no Brasil. É válido ressaltar que o nosso país pode apresentar uma demanda que justifique a frota local que conta com oito aeronaves.



Entre os mais diversos diferenciais do equipamento, podemos destacar a cabine dedicada de forma exclusiva ao controle da movimentação de carga, que proporciona maior visibilidade ao operador e garante a precisão ao serviço, entre várias outras vantagens. Dessa maneira, o helicóptero transforma-se em um guindaste voador, pois possui a capacidade para transportar um completo conjunto de torre de transmissão para a sua montagem in loco. E o helicóptero ainda traz um sistema que atua na prevenção de rotações de carga que possam prejudicar em algum momento o voo.
O equipamento oferece muitos benefícios para o seu usuário, pois o helicóptero usado como guindaste pode atuar em diversas áreas e suprir as demandas de várias vertentes, como por exemplo, na montagem e na manutenção de queimadores em plataformas e refinarias de petróleo e na instalação de torres de TV, entre outras necessidades que podem se utilizar desse tipo de operação.
E você leitor, sabia da importância dos helicópteros como guindastes? 


0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More