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quarta-feira, 24 de junho de 2015

Notícias dos Setores

As vantagens da avaliação de fornecedores


O sistema de fornecimento impacta de forma direta nas atividades de uma empresa,alguns fornecedores exercem impactos maiores do que os outros, mas todos devem ser tratados com recurso fundamental para a organização. A falha no fornecimento pode acarretar a parada de uma linha de produção, por exemplo, ou causar a impossibilidade da empresa honrar os seus compromissos com clientes e dessa forma reduzir a sua lucratividade. Todos os relacionamentos críticos devem ser objeto de monitoramento, no intuito de evitar o envolvimento, mesmo que involuntário, da empresa com atividades ilícitas. 

O fornecedor quando não é homologado pode trazer passivos à empresa e prejudicar sua imagem perante os stakeholders. É grande o risco nas empresas em contratar fornecedores envolvidos em práticas ilegais, tais como trabalho infantil, falsificações de registros, crimes ambientais, corrupção e propina, tendo em vista que a empresa pode de certa forma ser correlacionada a envolvimentos com fraudes fiscais e produtos contrabandeados.

O processo de homologação de fornecedores minimiza os riscos do fornecimento e garante maior poder de negociação, segurança e confiabilidade em compra. Desde empresas que fornecem pequenas cotações de produtos, como material de escritório, até aquelas que fornecem produtos ou serviços que são imprescindíveis para a atividade fim da companhia, igualmente os seus respectivos fornecedores, diretos e indiretos, estão correlacionados nessa operação e podem por meio de soluções criativas gerarem benefícios e maior rentabilidade para ambas as partes.

Por esta razão, homologar fornecedor é uma vantagem competitiva, além de proteger a empresa de participar de atos ilícitos e fraudes que comprometam sua imagem no mundo corporativo. A homologação de fornecedores também contribui com diversos fatores, entre eles, a redução de custos, o melhor desempenho das atividades, a saúde financeira, as preocupações ambientais e sociais, a avaliação técnica, o alcance da qualidade pretendida, etc. A área de compras tem responsabilidade perante seus fornecedores e parceiros comerciais, portanto as empresas têm procuram relacionar-se e buscar fornecedores que atuem com ética e idoneidade no mercado, sendo transparente em suas relações comerciais e assegurando o melhor relacionamento em todo sistema de fornecimento.

Fonte: www.achilles.com

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