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segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

O desenho logístico dos centros de distribuição

DHL
A logística do setor de tecnologia deve ser vista como um investimento para melhorar e agilizar a presença do produto em diversos canais e assim alcançar um maior envolvimento no mercado. Com isso, esse segmento necessita de soluções logísticas abrangentes e flexíveis para se adaptar com eficiência às estratégias e ser integrado com o negócio, sem necessidade de grandes investimentos em infraestrutura, capacidade de transporte ou mão de obra.
Denominada de Solutions Design (SD) essa área é responsável pelo “desenho” de soluções e operações logísticas. O objetivo principal desse departamento é ser referência em diagnóstico e soluções logísticas, além de multiplicar ferramentas de desenho e disseminar boas práticas, agregando valor às operações, clientes e outras áreas da empresa.
Esse departamento desenha as soluções logísticas tanto para projetos de transporte ou armazenagem, combase nas informações do perfil de venda e projeções do cliente. O projeto desenvolvido contempla dimensionamento de recursos operacionais (quantidade de pessoas e equipamentos para trabalhar na operação) através de otimizações de processos funcionais que se enquadrem à necessidade de negócio do cliente, dimensionamento de Centro de Distribuição e frota de transporte, integrando a solução de tecnologia da informação que será usada ou o WMS já utilizado, e os respectivos custos atrelados.
A preparação de um CD (Centro de Distribuição) para atendimento ao setor de tecnologia no Brasil está em grande parte relacionada ao atendimento dos requisitos do cliente, bem como do 3PL, de segurança patrimonial e atendimento ao nível de serviço esperado, evitando a ruptura na cadeia de distribuição. Isso se reflete, respectivamente, em grandes investimentos em circuitos internos de monitoramento e postos de segurança, bem como em certificações institucionais que atestam níveis ostensivos de segurança patrimonial de acordo com standards mundiais.
O SD faz todo o diagnóstico do projeto logístico, como análise de dados e processos operacionais existentes do cliente, e propõe soluções que serão desenvolvidas, com o objetivo de atender os requisitos dos clientes. O SD tem interface com diversas áreas da empresa e contato com recursos tecnológicas e inovações, analisando financeiramente e produtivamente cada uma delas.
Ter uma rede de distribuição já estabelecida, o que possibilita entregar serviços nesta área de forma clara, transparente e profissional, é um dos principais diferenciais do operador logístico que baseia seus processos e gerenciamento das operações com o suporte do time de SD.
O departamento de SD desenvolve soluções customizadas aos clientes, visando o aumento do nível de serviços e lucratividade dos negócios. Essa área é responsável ainda por projetos estratégicos e apoia os objetivos financeiros da empresa, entregando soluções customizadas e de valor agregado às operações, com soluções desenvolvidas com base nas necessidades dos clientes.
A análise criativa e a pró-atividade são fatores fundamentais para desenvolver soluções operacionalmente viáveis e rentáveis às empresas de tecnologia. O “desenho” logístico contempla a ampliação de recursos e processos operacionais. Com o SD, é possível ter uma matriz de decisão do transporte que será utilizado para a operação logística, bem como o modelo ou combinação de modelos de transportes e frotas, garantindo assim uma maior eficiência, maior competitividade e uma ampla segurança da carga já que trata-se de produtos de alto valor agregado.
No sentido de embasar a construção da operação ideal, a área de SD conta com profissionais experientes em todos os setores industriais, com conhecimento nos diversos processos operacionais e que poderão auxiliar o cliente no refinamento de informações e detalhamento do escopo e até mesmo da melhor solução para aquele projeto. Além disso, o SD desenvolve ferramentas corporativas para o design de operações de armazenagem e transportes, benchmarkings operacionais e diversas iniciativas de melhorias contínuas.
Uma vez concluído o desenho operacional mais indicado ao perfil da empresa, a equipe comercial, representando toda a estrutura corporativa, trabalhará junto ao cliente para atingir as expectativas financeiras deste e do operador logístico.
Os principais desafios do setor de tecnologia, atualmente, se baseiam no atendimento do nível de serviço esperado pelos clientes finais, acuracidade dos controles operacionais, politicas de gerenciamento de itens obsoletos e competitividade dos custos logísticos frente a outros competidores. É fundamental que o operador logístico possa auxiliar a empresa na otimização de sua cadeia de suprimentos, aumentando a confiabilidade no atendimento e, consequentemente, em seus custos operacionais.
(*Giuliano Quagliato é diretor de soluções logísticas da DHL Supply Chain do Brasil)
Fonte: http://www.cargonews.com.br/o-desenho-logistico-dos-centros-de-distribuicao/

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