Like us on Facebook

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Planeje sua Carreira Profissional

 Planejamento Profissional
Planejamento de Carreira
Cada pessoa dispõe de uma carreira profissional única. O seu planejamento deve contemplar os objetivos e metas de curto, médio e longo prazos.
Como elaborar um plano de ação?
Pegue caneta e papel e faça anotações sobre a sua carreira profissional. Lembre-se de que um bom planejamento deve ser flexível e permitir mudanças quando a realidade do mercado de trabalho e das profissões assim indicarem.
1) Onde estou?
Aqui você deve relacionar as habilidades e competências que possui e
quais necessita desenvolver. Vejamos alguns exemplos: comunicar,
atender, vender, negociar, usar a informática, relacionar com pessoas, entre outras.
2) Estou satisfeito com a minha profissão?  Estou insatisfeito?
Relacione os principais motivos da sua satisfação e ou insatisfação.
 
3) Penso em mudar de profissão?
Mencione os motivos e para qual profissão irá mudar.

4) Quais as atuais e futuras ameaças à minha profissão?
Mencione a possibilidade das suas funções serem realizadas pela máquina, retração do mercado de trabalho ou excesso de profissionais atuando.
5) Quais as atuais e futuras oportunidades no meu segmento profissional?
Quais as necessidades dos seus clientes? De que maneira as tecnologias podem favorecer o seu trabalho? Quais habilidades e competências você
necessita desenvolver para se diferenciar dos concorrentes?
O Projeto Você
Tão importante quanto dispor de um planejamento profissional, é possuir metas pessoais. Parece algo óbvio, entretanto, há profissionais que têm planos de metas para a profissão e se descuidam da vida pessoal. Têm uma vida pessoal completamente fora dos padrões e não se preocupam com a saúde física, mental e financeira. Abaixo relacionamos algumas perguntas para você:
a) Quem sou eu e como desejo ser lembrado?
Quais são as razões para a sua existência? Qual o seu legado de vida?
b) Quais são os meus valores – o que julgo importante?
Religião, família, esporte, bens materiais…
c) Quais os meus pontos fortes na vida pessoal? E os pontos fracos?
d) Quanto tempo do meu dia ou semana fico pensando no passado?
    E no presente? E no futuro?
e) Quais metas são mais importantes e vão fazer diferença em minha vida pessoal?
(dedicar mais à família, casar, filhos, estudar, ter amigos, etc.)
f) Quem pode me ajudar na concretização das metas?
Há um samba cantado por Zeca Pagodinho que afirma: “…deixa a vida me levar… vida leva eu…” No samba este ditado pode ser válido. Na vida real, é algo extremamente arriscado deixar tudo por conta do acaso. É claro que um bom plano exige flexibilidade e que seja passível de execução.
Fique atento às mudanças econômicas e políticas do Brasil, pois elas podem interferir direta e indiretamente em nossa profissão.

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More