Like us on Facebook

sexta-feira, 6 de março de 2015

Logística não é apenas transporte!


Uma grande parte da mídia confunde, ainda nos dias de hoje, a abrangência da logística empresarial, restringindo-a apenas às atividades de transporte.

Apesar da grande importância dos transportes, dentro do processo logístico; como ficou claro nos últimos dias com a greve dos caminhoneiros por todo o Brasil e os perigos da concentração desta atividade no processo modal rodoviário, não podemos permanecer indiferentes perante esta falácia.

Desde a sua concepção na aplicação militar, o escopo da logística envolve todos os processos de abastecimento nos bastidores do teatro das operações. Toda esta complexa operação não é diferente na realidade empresarial. Portanto, é fácil perceber que a mesma abrange tanto as atividades de suprimentos e de distribuição, quanto os processos de logística interna, seja em uma indústria, em um centro de distribuição ou no varejo – força motriz, responsável pela dinâmica das cadeias de abastecimento.
O alerta aqui é de que não podemos menosprezar a importância da logística interna nas organizações, por todo o mérito que está também detém. Basta observar que antes de embarcar uma mercadoria, qualquer empresa precisa processar informações, desenvolver fornecedores, acionar compras, receber e verificar materiais, planejar e controlar estoques e produção, embalar e movimentar produtos, estocando-os apropriadamente para aumentar a sua integridade, estruturar soluções em layouts de armazenamento que promovam economia de espaço, segurança na movimentação das cargas, adotar soluções que promovam uma maior agilidade no processo de movimentação dos produtos armazenados, qualificar colaboradores e parceiros dentro do seu processo logístico, medir e gerenciar custos operacionais, avaliar e auditar a qualidade dos processos, dentre outros.

Todas estas atividades são de vital importância e estão inclusas na logística empresarial, aliás, nas operações de transportes também. E estes sistemas são vitais para promover a viabilidade econômica e promover as vantagens competitivas dos negócios que manejam estas operações de forma competente.

Sem a gestão de suprimentos, também designada de logística Inbound, deixaríamos de prover os materiais requeridos à operação da empresa. Os processos da logística interna, por sua vez, são os responsáveis pela movimentação e armazenagem dos materiais (MAM) dentro da empresa. Sem essas atividades, não haveria o fluxo e, portanto, as transformações que agregam valor aos produtos. Onde a logística interna está comprometida, os custos podem até inviabilizar processos produtivos, deteriorando uma vantagem competitiva conquistada nos demais processos. Por fim, naturalmente, sem a distribuição física ou logística outbound, os produtos não seriam encaminhados para onde está a demanda, e assim a comercialização não seria concretizada.
De maneira geral, podemos afirmar que sem uma logística integrada, interna e externamente, os fluxos seriam interrompidos, ocasionando rupturas no atendimento das demandas. A duras penas, aprendemos que é preciso sincronizar e harmonizar com sabedoria todos os elementos que compõem o processo logístico.

Afinal, ficou claro que logística não é apenas transporte.

Fonte: http://logisticamundial.sitepx.com/blog/logistica-nao-e-apenas-transporte1425668031.html#
          
Fonte 2 :  http://www.altamira.com.br

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More